quinta-feira, 2 de abril de 2015

A vida da gente - DALira


Essa é a primeira poesia que digito de alguém que escreve para passar o tempo ou até mesmo se divertir. " DALira" foi como decidiu assinar.


“Quanto mais eu faço contas,
Mais contas tenho a pagar!”
-É água!
-É luz!
-Telefone
-carnês pra lá e pra cá!
Além disso aumenta tudo
Não sei mais o que eu faça?
Sem ter a quem reclamar...
(Acho que vou endoidar!...)

Penso! Penso! No futuro; E torno a repensar
-É o aviso de conta – De luz que vai atrasar
-Aviso do SPC – Que meu nome vai sujar
-Telefone ficou mudo
-Internet  - foi pro ar
-Água nem avisaram – vieram logo cortar
Sem ter a quem apelar
Desse jeito ninguém vive!
(Acho que vou endoidar!...)

Penso! Penso! Penso! E torno a repensar.
Como isto resolver? Como solucionar?...
É!!!... (Vou esquecer os problemas e da saúde cuidar)
Me preparo pra sair, visto a roupa mais decente,
Pra o médico me consultar:
-Estou doente dos nervos!
-A pressão vai estourar!
-Juntando com a depressão!...
(Acho que vou endoidar!...)

Chego  a repartição e procuro me informar
Onde? O consultório do médico
Difícil de se encontrar
-É muita gente esperando,
Parece uma feira maluca,
Sobe um calor que sufoca.
Muita fala e discussão,
De feira de “troca-troca”...
Aí! – Aumenta a pressão
-Aumenta a depressão
Com os nervos a flor da pele
(Acho que vou endoidar!...)

Um grande aviso na porta:
(Engrossa toda essa confusão)
“O médico hoje não virá.
“Remarque sua consulta,
“Pelo 0800. – Assina: A direção”
P.S – Boa sorte. Obrigado pela sua atenção.
Parece uma marretada
Bem no meio da cabeça.
Mas... É preciso que esqueça
Pro meu fim não apressar... Mas...
(Acho que vou endoidar!...)

Essa é: (“ A vida da gente”)
-Leis! Impostos! Avisos! Contas!...
Pra vida se organizar.
Dizem: Tudo isso é necessário;
-Pra resolver seus problemas,
-Pra sua vida melhorar!...
(Imaginem: Sem educação! Sem saúde!
Sem transporte! Sem salário!!! )
-Tudo isso na UTI
-Tudo em extremo precário.
(Acho que vou endoidar!...)

(E com ar de idiota volto pra casa cansado,
Me sentindo aturdido, como anestesiado.)
Penso! Penso! Penso! E torno a repensar.
É UPA e policlínica! É SUDS e é SAMU!
Até escolas (com horário integral).
-Por cima ainda as ONGS (pra tudo isso ajudar).
Tudo! Tudo! Tudo! Ligados a INTERNET:
“Esses, meio mundo de planos”
Que não chegam a funcionar
Aí não entendo mais nada.
(Acho que vou endoidar!...)

(Digo aos meus botões: Nada mais a fazer)
Vou ligando outros “botões” – Pra assistir a TV.
Mecânico e inconsciente passo canal a canal,
Pra um filme bom encontrar
Não adianta, só tem: Propaganda eleitoral.
Inda tenho que escutar promessas desse quilate:
Aos berros, com os pulmões quase a estourar.
-“ Volte em mim sem receio pra sua vida melhorar!”...
Me senti mais idiota ao escutar essa lorota.
Meu Deus! Quase caí aturdido
Sem poder dar as respostas

“Acho que vou endoidar!...”  - DALira 



Nenhum comentário:

Postar um comentário